Os dados coletados serão utilizados apenas para fins acadêmicos e o resultado será transformado em artigo científico
Campo Grande (MS) – Você sabe o que é bacuri? O soldado Marcos Vinícius de Loyola tinha certeza que era um peixe. “Não conhecia o bacuri, imaginei que era uma espécie de peixe e fui surpreendido”, disse o jovem. Na tarde do dia 7 de março, ele e mais 40 militares do Comando Militar do Oeste (CMO) conheceram os benefícios da fruta muito encontrada na região de cerrado. O grupo participou do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de barras de cereais com polpa do bacuri para esportistas: aceitabilidade sensorial”, do curso de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Os alunos estudaram a fruta e usaram a polpa do bacuri na produção de barrinhas hiperprotéicas que, além da fonte vegetal, fornecem proteína do soro do leite. “O objetivo é aproveitar e valorizar os frutos que temos aqui no nosso Estado”, explicou a coordenadora do curso, professora doutora, Fabiane La Flor Ziegler Sanches.
Para descobrir se o produto é bem aceito pelo consumidor, os acadêmicos realizaram análise sensorial de formulações das barras de cereais no espaço “Marupiara”, do Comando Militar do Oeste. Os militares degustaram três amostras e responderam um questionário sobre cada uma. Os dados coletados serão utilizados apenas para fins acadêmicos e o resultado será transformado em artigo científico. “Ter esse espaço para esse tipo de pesquisa aqui no CMO, é uma oportunidade para os alunos irem a campo e vivenciarem a parte prática. São trocas de experiências, pois sempre damos o retorno das nossas pesquisas”, disse a professora.
Essa parceria faz parte do Acordo de Cooperação entre CMO e UFMS para estágio de acadêmicos, intercâmbio técnico-científico, extensão e pesquisa. “Estamos colaborando por sermos identificados como público ideal para essa análise, já que temos uma rotina de exercícios, no culto da mente sã, corpo são”, explicou o assessor de Acordo de Cooperação de Programas e Projetos do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz.
Midias sociais topo