O Projeto Sentinela Sustentável tem seu conceito baseado na interação de três aspectos: ambiental, econômico e social
Aragarças (GO) – No dia 22 de março, o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado “Sentinela do Araguaia”, participou de entrevista na rádio Centro América sobre o Projeto Sentinela Sustentável. O responsável pelo Projeto no Batalhão, Sub Tenente Guilherme Silveira de Moraes, falou sobre a importância dessa prática para o Meio Ambiente.
O Projeto Sentinela Sustentável tem seu conceito baseado na interação de três aspectos: ambiental, econômico e social, faz parte do Plano de Gestão do 58º BI Mtz e é desenvolvido junto aos integrantes do Batalhão, aos familiares dos militares e conta com apoio da população civil local. Seus principais objetivos são a divulgação de boas práticas de sustentabilidade e a correta destinação de resíduos sólidos (metálicos e plásticos) e óleos (vegetais e automotivos) produzidos na área militar.
Os trabalhos iniciaram em 15 de abril de 2015, com palestras para os militares do Batalhão Sentinela do Araguaia, alunos de escolas, cursos profissionalizantes e universidades da região do Vale do Araguaia com o objetivo de sensibilizar potenciais formadores de opinião.
Em paralelo com as atividades de divulgação, ocorre a coleta de resíduos inorgânicos dentro da área militar e a entrega para entidades especializadas em reciclagem. Desde o início do Projeto Sentinela Sustentável já foram coletados 120,5 kg de alumínio, 844,9 kg de Plastico/PET, 2934,4 kg de papelão e 228,8 kg de sucata metálica, somando um total de 4.348,6 kg de material sólido, além disso, 370 litros de óleo vegetal, quantidade necessária para contaminar 9.250 caixas de água.
Fotos: Cb Felipe
Midias sociais topo