Bela Vista (MS) – Visando manter o alto nível técnico do Comando Militar do Oeste (CMO) no desporto militar equestre, e preparar-se para o Campeonato do Exército, a equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE) do CMO participou, no período de 30 de março a 02 de abril, de um treinamento específico (clínica) nas instalações do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
A clínica foi conduzida pelo Major Fabrício Caldas Albuquerque, do Campo de Instrução de Gericinó, antigo instrutor de CCE da Escola de Equitação do Exército, e atleta de alto nível, que participou do processo seletivo para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O CCE é a modalidade equestre que combina três diferentes disciplinas, o Adestramento, o Cross Country e o Hipismo, e é uma adaptação moderna da prova de Cavalo D'armas, disputada no século passado nas unidades hipomóveis.
“A qualidade das pistas do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RCMec) contribui muito para o bom desenvolvimento da modalidade no CMO. Com certeza poderiam ser disputadas provas de nível internacional em Bela Vista”, afirmou o Maj Fabrício.
Quanto ao desempenho dos conjuntos (cavaleiro e cavalo), o Maj Fabrício foi enfático. “Os cavaleiros do CMO estão em excelente nível técnico, já o desempenho dos animais está um pouco aquém dos demais Comandos Militares de Área.”
“O treinamento diário é muito importante para a melhoria da performance, mas somente a participação dos conjuntos em diversos eventos, levará à evolução necessária. Como as distâncias das Organizações Militares do CMO para Bela Vista são pequenas, acredito que deveria ser realizada, pelo menos, uma prova treino a cada bimestre, para que as possibilidades de vitória no Campeonato do Exército sejam reais”, concluiu o instrutor.
O Campeonato de CCE do Exército será disputado nas instalações do Parque Olímpico de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 22 a 25 de junho.
Midias sociais topo