Aquidauana (MS) - O 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) realizou, no dia 10, uma formatura em comemoração do Dia da Arma. A solenidade presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, contou com a presença de autoridades militares e civis, alunos das escolas locais, do Colégio Militar de Campo Grande de ex-integrantes do Batalhão, que se juntaram à tropa durante o desfile de encerramento da formatura.
Ainda como parte da comemoração, foi depositada uma corbélia de flores no busto do patrono da Arma, o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades esportivas com a participação de integrantes do 9º Batalhão, da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (4ª Cia E Cmb Mec/Jardim-MS), do 26º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz do Haiti, que fazem treinamento centralizado no 9º BE Cmb, e das Forças Auxiliares do munícipio.
Entre as competições tiveram destaque o remo de guerra, que teve como vencedora a equipe do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Aquidauana e a regata de 3 quilômetros no rio Aquidauana, composta de diferentes oficinas pelo caminho. A prova foi vencida pela equipe da 4ª Cia E Cmb Mec.
As origens da Arma de Engenharia remontam ao período colonial, quando havia necessidade de construir inúmeros fortes para a defesa do território. A Engenharia tem por missão apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate. Além de apoio ao combate em situação de guerra, atua em época de paz como pioneira ou colaboradora na solução de problemas de infra-estrutura do desenvolvimento nacional.
Midias sociais topo