Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

videomonitoramento cmo 7

 

Campo Grande (MS) - Finalizou nesta quinta-feira,14 de dezembro, o Primeiro Curso de Planejamento, Instalação, Manutenção e Configuração de Circuito Fechado de Televisão, organizado e coordenado pelo Comando Militar do Oeste, com base no Acordo de Cooperação e Capacitação firmado junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O curso foi realizado no 6º Centro de Telemática de Área (6º CTA) e no IFMS totalizando uma carga horária de 179 horas ditribuídas em 5 módulos: instruções de cabeamento estruturado, instalação elétrica, segurança eletrônica, servidores, prática de videomonitramento e estações de monitoramento e manutenção.

Segundo o professor responsável do IFMS, David Denner Dias Quinelato, essa foi uma oportunidade ímpar para o CMO e IFMS, visto que, essa é a primeira turma formada. "Tivemos tanto êxito neste curso que já visionamos estender o curso para os civis. Aqui no CMO os militares puderam comtemplar desde a instalação até a prática do monitoramento, ou seja, daqui eles saem capacitados a instalar um sistema de segurança eletrônica, videomonitoramento e detecção em caso de invasão, tudo através dos meios eletrônicos", comemorou o professor.  

O assessor de Cooperação e Projetos do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz, explicou que a implantação do sistema no complexo do CMO e demais GU/OM, gerará, além de uma sensível economia, o fortalecimento  da segurança orgânica das instalações militares, "com nossos profissionais capacitados para a realização da atividade proposta, dispensamos a participação de empresas externas especializadas no assunto, e isso gera menos gastos à União. Finalizamos a parte prática do curso, e agradecemos a intervenção de nosso comandante e ao IFMS, pela realização deste que é o primeiro curso dessa parceria entre o IFMS e o Exército Brasileiro", pontuou o coronel.

Para o 2º Tenente Felipe Santos Frias, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, participar do curso foi uma oportunidade de conhecimento pessoal e profissional, além de uma grande responsabilidade, "como realizei a capacitação serei o ponto focal na OM, terei que passar aos demais militares tudo que absorvi de conhecimento técnico e prático, o que gera mais responsabilidade e orgulho de implantar um sistema de grande valia para nós", disse o tenente.

Já o 3º Sargento Higor Prates Amarilha, do 6º CTA, pontuou a competência da equipe, "essa foi uma excelente oportunidade de aprendizado, além do professor, houve uma equipe que nos ajudou de todas as formas para que conseguíssemos colocar na prática tudo o que aqui foi ensinado. Saímos daqui capacitados para instalação do sistema, tanto aqui no CMO quanto nas demais organizações militares", finalizou.

Participaram militares das OMs da guarnição de Campo Grande, 18ª Bda Inf Fron, 4ª Bda C Mec e da 13ª Bda Inf Mtz. Ao final do curso houve a entrega dos certificados, que tem reconhecimento em âmbito nacional.

 

videomonitoramento cmo 1

 

videomonitoramento cmo 2

 

videomonitoramento cmo 3

 

videomonitoramento cmo 4

 

videomonitoramento cmo 5

Fotos: Paulo Henrique

registrado em:
Fim do conteúdo da página