Campo Grande (MS) - No dia 04 de janeiro, quinta-feira, ocorreu a passagem de Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste do General de Brigada José Carlos Braga de Avellar para o General de Brigada Márcio Bessa Campos.
A solenidade teve início às 17h30, com a inauguração do retrato do General Avellar, na galeria de ex-chefes do Estado-Maior do CMO. Na sequência, foi realizada a formatura militar na Alameda Mello e Cáceres, no complexo do CMO, com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Após a inauguração do retrato do General Avellar, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército José Luiz Dias Freitas, agradeceu às autoridades, familiares e amigos pela presença, “essa é uma das cerimônias mais significativas para nós, aqui nessa galeria vemos o trabalho eternizado. General Avellar e dona Bia, obrigado pela dedicação ao nosso Exército Brasileiro, por aqui deixarão um legado”, disse o comandante.
O chefe do Estado-Maior, sucessor, General Bessa, aproveitou a oportunidade e pontuou a gentil e atenciosa atenção recebida ao chegar ao CMO, "quero aqui externar meus agradecimentos ao General Freitas, ao General Avellar e demais militares que me acolheram aqui no CMO. Em especial, quero destacar a dedicação do General Avellar ao apresentar-me a passagem técnica da função. Fico com a grande responsabilidade de manter o trabalho profícuo do meu antecessor", destacou o General Bessa.
Em um discurso emocionado, o General Avellar fez questão de agradecer a todos que fizeram parte de sua carreira militar, "a minha saída da chefia do Estado-Maior vem ao encontro a minha despedida do Exército Brasileiro, onde sigo para a reserva remunerada, mas aqui, quero agradecer a todos que estiveram comigo durante os 38 anos de labuta, aos meus comandantes, chefes, aos meus pais e em especial a minha esposa, Bia. Sem dúvida não teria chegado tão longe sem você ao meu lado". O General Avellar, diante do contexto, parafraseou o General Rodrigo Otávio: “A farda não é uma veste que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que se adere à própria alma, irreversivelmente para sempre”. "Tiro a farda, mas continuo soldado e me despeço do CMO com um brado - soldados do CMO, Pantanal! Brasil! -", assim o General Avellar finalizou seu discurso.
Na sequência, foi lida a referência elogiosa ao General Avellar e realizado o ato de passagem de chefia ao General Bessa.
O Chefe do Estado-Maior sucessor é oriundo da arma de Cavalaria e incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1984, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Resende (RJ).
O General Bessa nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20 de março de 1964. Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2017. Antes de ser nomeado para assumir a Chefia do Estado-Maior do Comando do CMO exercia a função de instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Após quase dois anos na Chefia do Estado-Maior do CMO, o General Avellar passará para a reserva remunerada e residirá no Rio de Janeiro (RJ).
Midias sociais topo