Aquidauana (MS) – O 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) operou em apoio à Defesa Civil do Município, desde o dia 20 de fevereiro, em decorrência da enchente que assola as cidades de Aquidauana e Anastácio.
Uma equipe que se encontrava de prontidão, realizou, inicialmente, a remoção da população ribeirinha e de seus móveis e pertences, sendo prestado apoio para cerca de 40 famílias que tiveram suas casas invadidas pela cheia do rio Aquidauana.
Dando continuidade ao apoio e visando possibilitar o fluxo de pedestres, entre os municípios de Aquidauana e a Anastácio, ainda no dia 20 fev, por volta das 23 h, teve início a montagem de uma passadeira de alumínio, de 144 metros de comprimento. Ao amanhecer do dia 21, os cidadãos de Aquidauana e Anastácio já puderam transitar de uma cidade para outra. O controle da travessia vem sendo realizado de maneira ininterrupta. Até o final do dia 22 já havia sido registrado um tráfego de cerca de 10.000 pessoas.
Para esta operação foram empregadas viaturas 5 ton (caminhão), botes pneumáticos, duas equipagens de passadeira de alumínio, quatro meio pontões, motores de popa, coletes salva-vidas e o efetivo de uma Companhia de Engenharia de Combate, com cerca de 90 militares.
A tropa do 9° BE Cmb permaneceu atuando desde o dia 20 de fevereiro, de forma ininterrupta, tanto na remoção de famílias das áreas atingidas, quanto na operação da passadeira que interliga os municípios de Aquidauana e Anastácio.
No dia 22, com o início da descida das águas, o Comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel Fábio Batista Bogoni recebeu a visita do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, que veio agradecer às ações do Exército em apoio à calamidade pública e visitar as áreas atingidas pela enchente. Apesar da normalidade estar voltando à região, a passadeira permanece em operação, e a tropa do 9º BECmb permanece em prontidão para estender sua Mão AMiga à população local.
Midias sociais topo