Dourados (MS) – Entre os dias 21 e 24 de maio ocorrerá, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Operação Furacão, no contexto da Avaliação Técnico-Operacional do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
Neste dia 21, as tropas compostas pelo 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado e 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado estão realizando um reconhecimento de zona iniciando na BR 163 e posteriormente na MS 280, em Direção a Nova América e Laguna Carapã. O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado estará realizando a evacuação dos não combatentes.
Para o Exercício de Validação do SISFRON estão sendo empregados cerca de 500 militares das OM subordinadas à Brigada Guaicurus e 145 viaturas que darão todo o suporte operacional e logístico durante a manobra.
Dentre outras atividades, estão sendo realizados testes de sincronização dos sistemas de comunicações táticas, testes de optrônicos, operações noturnas, além do emprego do radar durante o reconhecimento de zona.
No dia 22, no contexto de uma Operação de Defesa Externa, será realizado pelo 17º R C Mec uma ação de investimento/patrulhamento na cidade de Laguna Carapã-MS, onde a cidade ficará “cercada” por tropas do Exército. Na ocasião, estarão acontecendo diversos incidentes fictícios e postos de bloqueios previstos no exercício.
Esta etapa da validação do sistema é necessária para verificar, além das ações e funcionalidade dos equipamentos, a posterior expansão do projeto-piloto às demais Brigadas do Comando Militar do Oeste, localizadas na faixa de fronteira.
As avaliações tático-operacionais ocorrerão na área da Brigada Guaicurus, sob a supervisão do Estado-Maior do Exército, Centro de Operações Terrestres (COTER), Escritório de Projetos do Exército (EPEx), Centro de Doutrina do Exército (C Dout) e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.
Midias sociais topo