Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

17bfroncorum 0

 

17º B Fron – Formatura alusiva à Retomada de Corumbá

Corumbá (MS) – No dia 14 de junho o 17º Batalhão de Fronteira realizou uma formatura militar em homenagem à Retomada de Corumbá.

No dia 13 de junho comemora-se a Retomada de Corumbá, outra página brilhante escrita pelas nossas armas nas lutas da Guerra da Tríplice Aliança. Àquela época, Corumbá era apenas uma pequena vila à beira de um grande rio. Por mais de dois anos, desde o dia 3 de janeiro de 1865, mantiveram-se os paraguaios como senhores absolutos da povoação, sem que fossem importunados. O então presidente da Província, Doutor José Vieira Couto de Magalhães, decidiu expulsar os inimigos do solo corumbaense. Aceitou o plano de ataque concebido pelo Capitão Antônio Maria Coelho, comissionou ao cargo de Tenente-Coronel e organizou três corpos expedicionários.

No dia 13 de junho de 1867 atingiram Corumbá numa tarde brusca e fria e pegando os paraguaios de surpresa, muitos soldados paraguaios estavam atacados pela epidemia da varíola, mas somente no dia 3 de abril de 1868, é retomada definitivamente, pois, a tropa Paraguai recebe ordens de Solano Lopes, retornarem a assunção.

Em 1986, o 17º B Fron, recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO ANTÔNIO MARIA COELHO”, em homenagem ao herói da retomada de Corumbá durante a Campanha do Paraguai.

A formatura contou com a presença do Chefe do Estado Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, seu Estado Maior e demais comandantes de Organizações Militares subordinada a brigada.

 

17bfroncorum 2

 

17bfroncorum 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página